Hoje, 30 de Janeiro, assinala-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz.
Contribuir para uma sociedade que seja cada vez mais inclusiva e solidária e onde se promova e defenda os direitos de todas as crianças, jovens e suas famílias, é algo fundamental nas nossas escolas mas também em toda a sociedade.
É essencial que reflictamos MUITO sobre estas questões, basta pensarmos que, recorrentemente temos conhecimento de situações de carácter agressivo em idade escolar, visto que cada vez mais estes comportamentos ultrapassam as fronteiras das escolas.
Serão estes os valores que queremos passar?
Poderemos exigir que as nossas crianças e jovens sejam mais assertivos, tolerantes, resilientes e colaborantes quando nós, adultos, não lhes conseguimos passar as bases de uma sã convivência com os outros?
É urgente criarmos uma cultura que se traduza verdadeiramente em atitudes e comportamentos de prevenção e combate a todas as formas de violência, onde naturalmente se inclui o bullying, o cyberbullying... só assim poderemos ter no futuro cidadãos mais conscientes e responsáveis.
Muitas vezes me perguntam se vale realmente a pena tanta luta em prol da Prevenção e Combate ao Bullying e ao Cyberbullying, defendermos a necessidade de um Plano Nacional que vise dotar as escolas de técnicos e outros recursos que ajudem a promover uma cultura de paz junto dos nossos jovens, famílias e escolas... afinal muitos continuam a achar que o bullying acontece apenas com "meia dúzia de miúdos em pouquíssimas escolas", não lhe dando por isso a real importância, menosprezando o sofrimento de muitas crianças e jovens e das suas famílias.
É verdade que nem sempre existiu tanta atenção e mobilização em prol da prevenção e combate a este fenómeno, também sabemos que cada vez somos mais, embora saibamos que para lutar por aquilo em que acreditamos NUNCA somos demais, nem é em vão... basta que ouçamos os muitos e sentidos depoimentos e pedidos que crianças, jovens e famílias nos têm feito chegar ao longo dos anos... o PROJETO BULLYING.PT pretende ser um contributo importante nessa missão!
#projetobullyingpt #stopbullying #stopcyberbullying #stopharcelement #saynotobullying #nobullying