Projetos Associados

Projeto "Outubro - Mês de Prevenção e Combate ao Bullying e Cyberbullying"

Este projeto foi criado em 2016 e resulta da parceria de três entidades de Beja (Associação Sementes de Vida, Câmara Municipal e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens), sendo o seu principal objetivo, sensibilizar toda comunidade desta região mas também que muitas das suas atividades e dinâmicas sejam replicadas um pouco por todo o país, de forma a criar estratégias proativas de prevenir, combater e intervir nas situações de bullying e cyberbullying em idade escolar.

É nosso objetivo, capacitar crianças e jovens, professores, técnicos, assistentes operacionais, elementos dos órgãos de gestão e comunidade em geral para o impacto desse tipo de comportamentos que afetam 1 em cada 3 crianças e jovens em idade escolar e com a banalização das novas tecnologias e da Internet, comportamentos que eram realizados, por norma, em período letivo “deixou de fazer férias” e “faz horas extraordinárias”, o que implica uma atenção redobrada por parte de todos nós.

O mês de Outubro é o mais escolhido, em todo o mundo, para se assinalar algumas datas importantes no que respeita à prevenção e combate ao bullying e cyberbullying. Na primeira 2ª feira de Outubro (que em 2023 será o dia 02OUT) assinala-se o Dia Mundial de Prevenção do Bullying… no dia 20 de Outubro surge a data mais conhecida no que respeita à intervenção nesta problemática, ou seja, assinalamos o Dia Mundial de Combate ao Bullying e como tal, escolhemos este mês para realizarmos este projeto.

Ao longo dos últimos 6 anos a equipa de coordenação deste projeto tem organizado e implementado atividades que vão ao encontro de toda a comunidade, desde a colocação das faixas com o logotipo do projeto criado pela designer bejense, Raquel Pina, em todas as escolas e outros entidades e locais emblemáticos da cidade, o Clube Desportivo de Beja em colaboração com o nosso projeto tem organizado nos últimos anos um Encontro de Futebol Infantil, que tem contado com a participação de várias equipas do distrito e que jogam sob o mote, “Aqui o bullying não joga!” e é sempre muito recompensador ver tantas e tantas crianças envolvidas nesta atividade, que tem incluído equipas femininas e mistas.

Temos disponibilizado materiais através das redes sociais para escolas, clubes desportivos e muitas outras entidades de todo o país, nomeadamente, os 10 Mandamentos de Prevenção e Combate ao Bullying, os 10 Mandamentos de Prevenção e Combate ao Cyberbullying, o Eu tenho um Sonho…, o Quantos Queres?, o Emoji Antibullying, links de vídeos relativos ao (cyber)bullying, as 6 Estratégias para Prevenir e Combater o Bullying, o Cartão Verde – Agente Combate ao Bullying, entre muitos outros.


Projeto "O Bullying Trocado Por Miúdos"

Introdução

Com a concretização deste projeto pretendemos, o mais precocemente possível, sensibilizar e reforçar as competências pessoais e sociais dos mais jovens para as questões que consideramos essenciais no que respeita à problemática do bullying em idade escolar.

É nosso objetivo, através da realização deste projeto, que esperamos desenvolver a partir do início do ano letivo de 2023/24 e assim dar continuidade ao trabalho que temos realizado nos últimos 20 anos, através de vários projetos que temos desenvolvido como foram o STOP Bullying ou o Bullying 360°.

Público-Alvo
  • Crianças de 5, 6 anos, que se encontram a frequentar o último ano do pré-escolar;
  • Educadores/as de infância e Assistentes Operacionais;
  • Pais e Encarregados de Educação ou outros familiares ou representantes legais destes alunos.
Duração e Periodicidade deste Projeto

A questão pode ser analisada em conjunto com os responsáveis das turmas que sejam envolvidas neste projeto, no entanto, existirão sessões em que os elementos do projeto Bullying.PT estarão obrigatoriamente presentes (pelo menos quinzenalmente), no entanto, noutros momentos pretende-se que exista um trabalho autónomo na realização das tarefas por parte das crianças, que terão sempre o apoio dos/as educadores/as e assistentes operacionais de cada sala.

No que respeita ao trabalho com as famílias, pretendemos que os pais, avós ou outros familiares participem ativamente no projeto, funcionando como elementos essenciais para a concretização dos objetivos que consideramos fundamentais para o sucesso deste projeto, para além disso, hoje e sempre é nossa perspetiva abordarmos todos os desafios de modo sistémico, apoiando os fatores de proteção e intervindo naqueles que consideramos envolver maiores riscos de insucesso, como tal, o envolvimento de todas as pessoas que integram o quotidiano diário destas crianças deve ser amplamente apoiado pela nossa equipa.

Pretende-se com a realização destas sessões trabalhar diversas áreas que consideramos fundamentais para um desenvolvimento saudável e integral de todas as crianças, nomeadamente, a empatia, a gestão emocional, a mediação positiva de conflitos, a comunicação, a assertividade, a autoestima, o autoconceito, a resiliência, entre outras.

De modo a trabalhar todas estas dimensões que referimos anteriormente, serão naturalmente desenvolvidas atividades que sendo específicas de cada dimensão, serão adaptadas a cada situação, grupo ou criança e tendo sempre no horizonte a questão da gestão emocional, das relações interpessoais e naturalmente, da promoção de comportamentos positivos e assertivos que resultem em fatores de proteção no que respeita a possíveis situações de bullying em idade escolar.

No desenvolvimento deste projeto serão utilizados inúmeros recursos, essencialmente práticos, alguns construídos pela equipa que o realiza mas também através do recurso a alguns livros e outros materiais que abordem estas áreas e, mais concretamente, a temática do bullying em idade escolar, alguns exemplos, Diz Não ao Bullying – Não deixes que te façam mal! (Luís Fernandes e Sónia Seixas, com a colaboração da Sara Luís Fernandes), Pássaro da Alma (Michat Snunit), Orelhas de Borboleta (Luísa Aguilar e André Neves), Oh, Boris! (Carrie Weston e Tim Warnes), João, não sejas rufião (Phil Roxbee Cox e Jan McCafferty), O clube do arco-íris (Annette Ausbury e Patricia Barton), Há uma raposa na minha escola (Lola e Olivier Dupin), outros livros que possamos considerar relevantes para o nosso trabalho.

Alguns exemplos de atividades práticas que serão realizadas ao longo deste projeto visionamento:

  • vídeos de curta duração sobre a temática de bullying, dirigidos a esta faixa etária, de modo a promover-se pequenos “debates” sobre alguns dos comportamentos observados nesses vídeos e situações ocorridas na sala do pré-escolar;
  • criação e dramatização de histórias relativas ao bullying em que se pretende ter a participação ativa de pais e encarregados de educação;
  • apresentações em powerpoint para os alunos e pais/encarregados de educação;
  • construção de um kit antibullying pelas crianças, educadoras e assistentes operacionais, ficando ao critério de cada turma participante, a escolha dos objetos que devem fazer parte deste kit;
  • criação do cantinho antibullying, onde podem existir mensagens positivas, de coragem e/ou de alerta, exposição de desenhos (realizados pelas crianças ou outros previamente feitos e que apenas foram coloridos pelos mais pequenos);
  • capacete das ideias fantásticas (que ajuda a ultrapassar problemas e dificuldades de maneira altamente criativa através de momentos de reflexão);
  • mini-caminhada antibullying, com a participação das crianças do pré-escolar (não apenas a turma ou turmas com quem estamos a desenvolver o projeto O bullying trocado por miúdos, educadoras, assistentes operacionais, pais, mães, outros familiares ou outras pessoas que queiram participar;
  • exposição dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo, no âmbito deste projeto nos espaços comuns da escola ou agrupamento a que pertence a(s) turma(s) participante(s) neste projeto.