Vânia Beliz
Psicóloga Clinica. Mestre em Sexologia e doutoranda em Estudos da Criança na especialidade de Saúde Infantil, na Universidade do Minho.
Técnica superior no Gabinete de Educação responsável por vários programas e iniciativas na aérea da educação para a saúde no município de Serpa, Alentejo, Portugal.
Apresentou durante 3 anos, no programa Curto-Circuito, da Sic Radical, uma rubrica para jovens sobre sexualidade.
Na imprensa colabora com várias revistas e programas de televisão.
Participa em vários projetos na área da educação sexual como são exemplo os projetos no âmbito dos Programas de Educação para a Saúde, (PES) e o Projeto de Educação Sexual “A viagem de Peludim”.
Consultora da Control Portugal e responsável pelo projeto nacional ControlTalk, serviço de esclarecimento através do whatsapp.
Autora do livro “Ponto Quê?” sobre a sexualidade feminina, co-autora de “A Viagem de Peludim”, obra dirigida às crianças e educadores e agora de “Chamar as coisas pelos nomes” dirigido às famílias sobre como e quando falar sobre sexualidade.
Responsável pelo projeto Adolescer que pretende sensibilizar públicos vulneráveis dos PALOP para a educação sexual com missões na Guiné Bissau e São Tomé.
Integra o projeto de Educação Menstrual Mina Muala Nón que têm como objetivo prevenir a pobreza menstrual em São Tomé.
Formadora em educação menstrual e uma das fundadoras do curso Educação Menstrual pelo Mundo (IV edição).
Participa com frequência como oradora e formadora em vários eventos científicos, tendo inúmeras comunicações públicas em áreas como:
- Sexualidade Feminina
- Sexualidade e Envelhecimento
- Sexualidade na Deficiência
- Educação Sexual
Instagram: @vaniabelizsexologia