Apresentação do Projeto BULLYING.PT

O projeto BULLYING.PT teve a sua primeira apresentação pública em abril de 2022 embora só se tenha iniciado oficialmente em outubro desse ano e pretende trazer uma nova abordagem no que respeita à prevenção, combate e intervenção nas áreas do bullying e cyberbullying em idade escolar em Portugal, contando com a experiência de inúmeros especialistas nas áreas da psicologia, educação e direito que trabalham, há muitos anos, nestas problemáticas mas contamos também com a colaboração de especialistas de design gráfico e digital, entre outros domínios.

O BULLYING.PT é um projeto de e para as pessoas... tendo na sua base valores como a empatia, a entreajuda, a comunicação, a assertividade, a resiliência, a amizade, a promoção de uma gestão positiva dos conflitos, a partilha de conhecimentos... nunca será um projeto de apenas uma pessoa, será sempre responsabilidade de uma equipa, com uma visão humanista, com valores sólidos, procurando envolver crianças, jovens, famílias, escolas, clubes desportivos, outras entidades e comunidade em geral.

O logo deste projeto da autoria da designer Raquel Pina (que integra a nossa equipa) foi pensado ao pormenor, tendo várias mensagens associadas, o primeiro L como que está a coagir o outro L, depois temos o BU para que se saiba que o bullying deve desaparecer (Buuuu desaparece daqui!!!), de seguida optamos por o colocar numa caixa de diálogo para passar mensagem que o bullying deve ser denunciado e também que o objetivo deste projeto é dar voz a quem não tem, o G encontra-se noutra posição e passa a ser o símbolo do ON, de modo a passarmos a imagem que também tem a ver com o online e “ligarmo-nos” a esta missão de prevenir, combater e intervir no bullying e cyberbullying.

Um dos principais objetivos deste novo projeto é a concretização do diagnóstico nacional, regional, concelhio e por agrupamentos de escolas dos índices de bullying e cyberbullying no nosso país, uma vez que se trata de uma questão central que há muito deveria estar concretizada e que permitirá que se tenha uma visão muito mais realista da dimensão desta problemática em Portugal e, consequentemente, conseguir ter uma intervenção melhor adaptada a cada região e concelho.

Outro dos nossos objetivos foi a criação deste site que permitirá que todos os utilizadores consigam ter acesso a um número bastante significativo de informações, recursos, materiais, bibliografia especializada e boas práticas através da divulgação de projetos nacionais e internacionais, informações estas que serão fundamentais para todos aqueles que estudam ou simplesmente se interessam por estes domínios.

No âmbito deste projeto, pretende-se ainda a realização de outros pequenos programas de prevenção e intervenção, dirigidos a crianças e jovens, desde o pré-escolar até ao ensino superior mas também a pessoal docente, não docente, técnicos (psicólogos, educadores sociais, assistentes sociais, animadores, mediadores culturais), órgãos de gestão das escolas e direções de clubes desportivos e culturais, famílias e comunidade em geral.

A equipa do BULLYING.PT irá desenvolver contactos com várias entidades, projetos e grupos empresariais com os quais pretendemos desenvolver campanhas de sensibilização de forma a dar, cada vez mais visibilidade junto do público em geral, no que respeita à prevenção e combate aos comportamentos de (cyber)bullying em idade escolar.

Este projeto contará com a colaboração de algumas figuras públicas (que brevemente iremos divulgar os seus nomes) que serão os seus embaixadores. Estas personalidades serão essenciais para a divulgação deste projeto e para alertar para a necessidade urgente de criarmos uma estratégia nacional mas também regional e concelhia em termos de prevenção e combate ao (cyber)bullying em idade escolar, participando em eventos em escolas e outros locais um pouco por todo o país.

Há muitos anos que utilizamos a palavra "combate" quando se trata de intervir nas áreas do (cyber)bullying em idade escolar, é disso mesmo que se trata, é uma missão diária que nunca está terminada... mas da qual não desistimos, NUNCA!!!